Após 25 dias afastado da Secretaria de Educação do Maranhão, o vice-governador Felipe Camarão e seus aliados aguardam posicionamento de Brandão. A situação, porém, está de maus lenções entre os Leões.
Carlos Brandão, atual governador do estado, exonerou Camarão da secretaria no dia 8 de julho, justificando a decisão pela necessidade de Camarão assumir temporariamente a liderança do Palácio dos Leões durante as viagens internacionais de Brandão ao Panamá e à Índia. Com essa mudança, o subsecretário Anderson Lindoso foi designado para ocupar a posição interinamente. Pelo visto o ocupante do cargo comeu o bandeco de Camarão.
Na verdade Brandão retornou oficialmente ao Brasil no dia 31 de julho, mas até agora, Camarão não reassumiu sua função na secretaria. Alguns aliados de Camarão acreditam que uma foto com o presidente Lula poderia ajudar a pressionar o grupo de Brandão a reintegrá-lo à posição. Essa estratégia, no entanto, ainda não surtiu efeito, e a espera continua.
Há especulações espalhado em alguns blogs de que medidas simbólicas, como a retirada de itens de conforto da residência oficial no Jardim Eldorado, como café, biscoitos e bandejas, possam ser adotadas para sinalizar um afastamento político mais profundo.