Desembargador Vicente de Castro determina Retorno de Paula Azevedo ao Cargo

O desembargador Vicente de Castro, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), determinou nesta sexta-feira (28) o retorno imediato da prefeita afastada de Paço do Lumiar, Paula Azevedo (PCdoB), às suas funções. A decisão atende a um pedido da defesa da prefeita, revogando todas as medidas cautelares que haviam sido impostas pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA).

Paula Azevedo, que estava fora do cargo há 30 dias, tinha sido proibida de acessar prédios públicos municipais e de se comunicar com agentes políticos e servidores do município. O magistrado determinou também que a Câmara Municipal tome providências para a posse da prefeita. A decisão ocorre mesmo com as investigações em andamento sobre supostos atos de improbidade administrativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Durante o afastamento, o vice-prefeito Inaldo Pereira (PSDB) assumiu o cargo, implementando diversas mudanças, incluindo uma reforma administrativa e o escalonamento do pagamento de salários de servidores. A ação do MPMA que resultou no afastamento de Paula Azevedo envolvia suspeitas de fraudes em contratos de mais de R$ 6 milhões com empresas fornecedoras de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores para unidades de saúde e escolas municipais.

Paula Azevedo também enfrentou um pedido de prisão pelos promotores, além do afastamento da secretária municipal de Administração, Flávia Virginia Pereira. Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) havia negado outro pedido da prefeita para retornar ao cargo.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE